Museu de História e Etnologia da Maia
A propósito do programa “Cultura Inclui” desenvolvemos um projeto para reformulação da exposição permanente.
O objetivo principal é promover um maior envolvimento de públicos com a cultura, tornando o Museu num espaço inclusivo, aberto a todos. Implementaram-se conteúdos e dispositivos digitais e redefiniu-se a narrativa das duas salas que compõem a exposição permanente.
A estratégia passou pela criação de estações, pontos de paragem, ao longo das duas salas do Museu, o que permite uma leitura clara e simples dos conteúdos da exposição, assim como, uma narrativa museográfica adequada. Cada estação possuí o texto explicativo, a respetiva tradução para braille e um código QR que permite a entrada no espaço web para maior informação.
Um dos pontos principais foi a criação e construção de uma mesa pedagógica que recebe as diversas atividades, promovidas pelo Museu, com escolas e grupos de crianças, sendo uma grande aposta do Museu para levar a cultura a todos.
Este projecto é uma iniciativa da Divisão da Cultura da Câmara Municipal da Maia, financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020 – Cultura para todos.